ARQUITETURA>    CASA QA   Casa QB   Casa QC   CasaMaria
URBANISMO  
DESIGNGRÁFICO  
FOTOGRAFIA  
CURRÍCULO  
CONTATO  
 
CASA QUADRO A
A CIDADE NO EDIFÍCIO
 

A Casa Quadro é um exercício a respeito do morar. Trata-se de uma pesquisa sobre as diversas possiblidades de composição de espaços em diferentes tipologias habitacionais, cujo partido é uma edificação protegida no interior de um quadro de concreto armado, construída com estruturas metálicas pré-fabricadas.

A Casa QA foi concebida para o uso misto, agregando comércio, escritórios e moradia, organizados por meio de uma hierarquia cuja prerrogativa são os fluxos que cada um deles provoca. O comércio que gera maior tráfego ocupa o térreo junto à rua, fechado por portas retrateis com contrapeso, que quando abertas se transformam em marquises que protegem o seu acesso.
O escritório, que gera um volume de tráfego intermediário entre o uso comercial e a moradia, ocupa o primeiro pavimento, enquanto a residencia ocupa o último, o que lhe permite maior distância da rua e, portanto, maior privacidade.

Casa Quadro A: quadro de concreto armado abriga em seu interior uma edificação em estrutura metálica pré-fabricada, fechada com caixilhos de madeira.
 

CORTE TRANSVERSAL: O QUADRO DE CONCRETO COMO UMA CASCA

Citando a arquitetura moderna brasileira, o quadro de concreto é uma casca que abriga o núcleo habitacional. O edifício em estrutura metálica ocupa somente uma parte, central, do vão livre do quadro, o que pemite recuos que garantem a sua proteção contra a insolação e uma área de transição no acesso à loja no pavimento térreo. As varandas de circulação externas ependuradas por cabos de aço também contribuem com a proteção dos ambientes internos contra o calor excessivo, assim como as portas retrateis do comércio no térreo, que quando abertas se transformam em marquise.

 
Tirantes suportam as passarelas metálicas que nos pavimentos superiores servem de acesso à edificação.
 

ESPAÇO LIVRE NO TÉRREO

Prevalece no pavimento térreo o piso da loja como uma das quatro faces do quadro de concreto. O edifício em estrutura metálica apenas toca o piso em quatro pontos de apoio, que sustentam o primeiro e o segundo pavimento em seu vão central, concentrando seus demais apoios nas faces laterais do quadro. As dimensões do espaço interno reservado ao comércio é de 9 m por 4 m de largura, limitado pelo piso que avança em direção à área externa.

 
Pilotis metálicos são o único obstáculo à área interna da loja que extende-se permeavelmente para o exterior.
 

O ESCRITÓRIO NO PRIMEIRO PAVIMENTO

A escada de acesso a partir do térreo serve de acesso à varanda de circulação, que funciona como área externa a ser apropriada pelo escritório. Sua área interna está limitada em lados opostos pelas faces do quadro de concreto e por extensos caixilhos de madeira que ocupam toda a fachada. A peça central do caixilho corre para cima, permitindo a sua abertura em toda a extensão da fachada. No interior do escritório estão previstos espaços para o sanitário e uma pequena cozinha ou depósito de materiais.

 

A circulação ocupa de modo alternado as áreas externas e internas do quadro de concreto. As escadas estão suspensas em balanço do lado de fora do edifício, enquanto na área interna estão as varandas de circulação.

 
A PRIVACIDADE NECESSÁRIA A MORADIA NO ÚLTIMO PAVIMENTO

A varanda de circulação do escritório serve de acesso à escada que permite subir ao segundo pavimento, onde se encontra a residência. A escada do lado externo do edifício marca a mudança de usos, oferecendo um passeio ao ar livre entre o trabalho - na loja no térreo ou no escritório no primeiro pavimento - para o descanso. Replicando a nossa vivência de cidade, que de casa para o trabalho ou do trabalho para casa, percorremos um persurso que nos retira do abrigo e nos expõe às intempéries.

A escada serve de acesso à varanda no pavimento da residência, que não é mais de circulação, mas funciona como extensão do espaço interno, voltado para a paisagem. O espaço interno da casa está dividido em três módulos estruturais, sendo um deles dedicado à área molhada, cozinha, banheiros e área de serviço. O quarto é separado da sala por uma mobilia única que agrega armeario e sofas, voltados para o balcão que separa a sala da cozinha, ambas integradas no mesmo espaço.
 
A área molhada se concentra no módulo direito da casa, onde banheiro, cozinha e área de serviço são atendidos pela mesma coluna hidraúlica. A conzinha se integra à sala por meio de um balcão e essa se separa do quarto por uma mobilia que agrega sofá e armário.
 
 
A escada exposta na fachada externa da casa replica o nosso cotidiano, onde da casa para o trabalho fazemos um percurso que nos retira do abrigo.