ARQUITETURA>    Casa QA   Casa QB   CASA QC   CasaMaria
URBANISMO  
DESIGNGRÁFICO  
FOTOGRAFIA  
CURRÍCULO  
CONTATO  
 
CASA QUADRO C
COMPOSIÇÃO DE CHEIOS E VAZIOS
 

A Casa Quadro C é o terceiro projeto de uma linha de pesquisa na qual estudo novas possibilidades de moradia. Dando sequência à linha de desenvolvimento das Casas Quadro, esse projeto se apropria dos conceitos anteriormente estabelecidos para as casas QA e QB, onde um quadro de concreto armado abriga no seu interior um edifício de estrutura metálica pré-fabricada.
Desenhada para abrigar uma moradia em área urbana, essa residência recuperana casa colonial brasileira instrumentos que lhe garantiam privacidade, necessidade da influência mouro-lusitâna sobre a cultura brasileira. Ao contrário das duas casas anteriores, que expõe os espaços externos para fora, aqui a moradia se fecha, se recolhe no interior do quadro de concreto armado.

Como demonstra o corte longitudinal (abaixo e à esquerda), a fachada possui uma modulação, dividida em nove módulos de 3m por 3m. Foram estudadas diversas possibilidades de distribuição dos diferentes espaços da casa dentro de cada módulo (sala, cozinha/área, dormitórios), cuja composição resultou em diferentes desenhos de relação entre cheios e vazios. O projeto aqui apresentado traz a melhor solução, com as áreas de estar e serviço no nível da rua enquanto os dormitórios se verticalizam no edifício metálico dentro do quadro, reservando um amplo espaço (4 módulos) para um vazio dedicado ao lazer.

Não só a relação entre cheios e vazios segue a distribuição das atividades na casa, como também as diferentes texturas empregadas na fachada. Seguindo a tradição portuguesa, os dois módulos do primeiro pavimento dedicados à sala, cozinha e área de serviço são fechados com moxarabi composto por um conjunto de peças de concreto pré-moldado. Esse tipo de fechamento garante a privacidade aos espaços internos, ao mesmo tempo que permite a entrada de iluminação e ventilação natural. Enquanto os módulos da sala e cozinha são fechados por uma parede perfurada, os dos quartos são verdadeiras empenas cegas voltadas para o exterior da casa. Arrticulando-os na diagonal, está um módulo vázio dedicado ao acesso e garagem e os quatro módulos que oferecem à varanda pé-direito duplo.

 

CORTE: CIRCULAÇÃO ARTICULA OS ESPAÇOS INTERNOS

O corte longitudinal (esq.) e as plantas no desenho abaixo, a escada é o elemento arquitetônico que articula os diferentes usos da casa. Seus dois lances permitem o acesso à área de lazer e ao dormitório no primeiro pavimento e o segundo ao dormitório do segundo. A frieza da fachada ressalta a vida presente na casa, seja pelos jovens se divertindo na varanda do primeiro pavimento ou os pais aparecendo e desaparecendo na circulação pelas escadas.

 
 

PLANTAS: ORGANIZAÇÃO DE USOS DA CASA

As plantas mostram como os espaços e atividades estão distribuídas na casa. No térreo estão conjugadas a cozinha, a sala de estar, de jantar e um lavabo. A escada, disposta nessa versão do lado de fora, pode estar também no interior do espaço interno, separado da garagem por um caixilho de madeira e vidro que ocupa toda a parede. Um corte na laje aveolar permite por meio da escada a passagem dos moradores do térreo para o primeiro pavimento, onde está um dormitório - conversível em saleta ou escritório - e de onde parte o segundo lance em direção à suíte no segundo pavimento.

 
CASA QUARO C