ARQUITETURA>    Casa QA  CASA QB   Casa QC    CasaMaria
URBANISMO  
DESIGNGRÁFICO  
FOTOGRAFIA  
CURRÍCULO  
CONTATO  
 
CASA QUADRO B
UMA PEÇA ABERTA PARA A PAISAGEM
 

A Casa QB é um projeto desenvolvido para uma residência de descanso em área rural, que se apropria dos conceitos da Casa QA. A estrutura segue a concepção do primeiro projeto, um quadro de concreto armado que como uma casca protege em seu interior um edifício em estrutura metálica pré-fabricada, que neste modelo, serve exclusivamente à uma única moradia.

O sistema de circulação propõe diferentes relações com a paisagem de entorno, oferecendo as varandas a possibilidade de contemplação da paisagem de modo coberto e abrigado, enquanto as escadas externas servem de articulação entre os diversos pavimentos. O edifício interno é fechado por um único caixilho de madeira, propriciando uma fachada única para os três pavimentos, que se articula com as varandas externas por meio de portas de correr.

A vedação do edifício interno em vidro seria uma vulnerabilidade em relação ao conforto térmico, não fossem a presença de duas grandes portas retrateis de correr, cuja movimentação sobre trilhos permite diferentes níveis de iluminação natural para os ambientes internos. Empregando o moxarabi como vedação, essa treliça extensa, porém construída com madeira fina e leve, alivia a carga que uma porta com folhas de madeira exerceria sobre as peças de articulação.
Citando as nossas raízes protuguesas - tão racionalmente empregadas na arquitetura moderna brasileira - o moxarabi permitiria a privacidade dos ambientes internos, impedindo a visão de quem está do lado externo e não impediria a contemplação da paisagem externa pelos moradores. Quando Fechada na sua integridade, a casa QB se transformaria em um cubo de concreto, aço e vidro.

 

PLANTAS: A MESMA MODULAÇÃO PARA DIFERENTES COMPOSIÇÕES ESPACIAIS

No pavimento térreo (acima e à esquerda), um extenso espaço livre permitiria usos multiplos. Esse espaço pode ser apropriado como uma extensão do jardim, como uma marquise ou um quintal coberto onde as crianças podem brincar tranquilamente. Pode ser um salão de festas ou jogos, um estúdio fotográfico ou de pintura, uma sala de música ou até mesmo, garagem.

Escadas como circulação externa ao cubo servem de acessos aos demais pavimentos, por meio de varandas que nesse projeto estão soltas da fachada. No primeiro, o vão livre delimitado pela parede de concreto do quadro e pelo caixilho de madeira da fachada abriga a sala de estar e convívio, integrada à cozinha e ao lavabo. No segundo pavimento se encontram duas suítes, cujo acesso ocorre por uma varanda externa, ambas separadas por um vão livre que serve de pé-direito duplo para a sala no primeiro pavimento.

 
 

CORTES: SOBREPOSIÇÃO DE ESTRUTURAS

O Corte longitudinal (à esq.) representa as escadas externas, chumbadas no quadro de concreto e soltas em balanço. No segundo pavimento é possível observar as duas suítes segregadas pelo pé-direito duplo da sala de estar integrada à cozinha no primeiro pavimento.
No corte transversal, note as varandas soltas da estrutura metálica do edifício interno e suspensas por tirantes chumbados na laje que compõe uma das faces do quadro de concreto.

 
 
 
 
CASA QUADRO B