A Casa QB é um projeto desenvolvido para uma residência de descanso em área rural, que se apropria dos conceitos da Casa QA. A estrutura segue a concepção do primeiro projeto, um quadro de concreto armado que como uma casca protege em seu interior um edifício em estrutura metálica pré-fabricada, que neste modelo, serve exclusivamente à uma única moradia.
O sistema de circulação propõe diferentes relações com a paisagem de entorno, oferecendo as varandas a possibilidade de contemplação da paisagem de modo coberto e abrigado, enquanto as escadas externas servem de articulação entre os diversos pavimentos. O edifício interno é fechado por um único caixilho de madeira, propriciando uma fachada única para os três pavimentos, que se articula com as varandas externas por meio de portas de correr.
A vedação do edifício interno em vidro seria uma vulnerabilidade em relação ao conforto térmico, não fossem a presença de duas grandes portas retrateis de correr, cuja movimentação sobre trilhos permite diferentes níveis de iluminação natural para os ambientes internos. Empregando o moxarabi como vedação, essa treliça extensa, porém construída com madeira fina e leve, alivia a carga que uma porta com folhas de madeira exerceria sobre as peças de articulação.
Citando as nossas raízes protuguesas - tão racionalmente empregadas na arquitetura moderna brasileira - o moxarabi permitiria a privacidade dos ambientes internos, impedindo a visão de quem está do lado externo e não impediria a contemplação da paisagem externa pelos moradores. Quando Fechada na sua integridade, a casa QB se transformaria em um cubo de concreto, aço e vidro.
|